10 December 2006

Mea Culpa!

O Homem tem necessidade de experiências mágicas, místicas. Tem necessidade de se sentir acompanhado por entidades protectoras. Tem necessidade de bodes expiatórios para quando as coisas não correm bem. E nada melhor do que uns espíritos bons e outros maus, para todo o tipo de situações. O saber que não estamos sós neste planeta, sentir que fazemos parte de um todo, que cumprimos um plano maior, é uma sensação reconfortante a que o ser humano recorre insistentemente. Sempre foi um conforto para muitos seres humanos, a ideia de uma ligação aos planos superiores. Mais para uns do que para outros, é certo mas, de uma maneira geral todos concordam com a ideia de que existe algo mais, para além deste mundo de todos os dias, do trânsito na auto-estrada para entrar na cidade, do trabalho ingrato e dos desencontros entre irmãos. Não creio que existam muitas pessoas que se possam dizer realmente ateias, que sejam realmente sépticas a esta ideia de que a existência não está limitada ao espaço e ao tempo. Até porque, o próprio espaço e tempo são relativos... Mesmo não entrando em teorias de relatividade, basta pensar que temos momentos que parecem durar horas e horas que foram apenas alguns instantes. Nada neste mundo é linear.
O homem continua a sua busca pela resposta ás suas questões existenciais, em busca da verdade suprema em relação à nossa proveniência e também ao nosso destino. As questões são as mesmas que são postas á milhares de anos e em relação a esta matéria, parece que sabemos tanto ou menos, do que sabíamos à 5000 anos atrás.
Podemos caminhar muito em direcção à máquina, mas, e quanto á nossa máquina biológica? Quanto à nossa Mãe Terra? Será que a conhecemos, será que sabemos quais as suas preocupações e necessidades? Será que fazemos por perservá-la?

No comments: